terça-feira, outubro 10, 2006

O Assalto ao Trem Pagador (Clássicos do Cinema Brasileiro - 2)

O Assalto ao Trem Pagador tem o mérito de ser referência do gênero policial no cinema brasileiro. Lançado em 1962 pelo diretor Roberto Farias e baseado numa história real, o filme conta a trajetória de um bando de assaltantes liderado por Tião Medonho (Eliezer Gomes) e Grilo Peru (Reginaldo Farias). Armados de metralhadoras e explosivos, o grupo rouba 27 milhões de cruzeiros do trem pagador da Central do Brasil e se torna vítimas de investigação policial.

Porém, o conflito que move o filme não é a investigação e sim o que os assaltantes fazem com o dinheiro. Há uma decisão imposta por Grilo Peru aos assaltantes: ninguém poderia gastar mais do que 10% da quantia em um ano, para evitar desconfianças.

Só que o próprio Grilo rompe o pacto e dana a gastar a grana em uma vida de playboy, com o argumento de que um loiro de olhos azuis não levantaria suspeitas. Enquanto isso, os outros assaltantes têm outras preocupações e usam o dinheiro para ajudar amigos e parentes que vivem na favela ou então para resolver problemas pessoais.

Nas situações com as quais o filme leva o espectador a conviver, há muita coisa interessante. Por exemplo, mostra a imprensa desacreditada na versão de que um grupo de favelados teria a capacidade de arquitetar um roubo daquela dimensão. Pensava-se que era ação de estrangeiros.

Outro detalhe está na confusão que o dinheiro causa quando os assaltantes o levam para a favela. Alguns personagens reclamam de que “pobre tem que roubar pouco, não pode roubar feito rico”.

O Assalto ao Trem Pagador foi construído pelo diretor em uma linguagem clássica, em estilo hollywoodiano, e tem o mérito de subir a favela para trazer uma realidade até então distante das telas. Na primeira semana de exibição, quando esteve em cartaz em 17 salas, o filme levou 365 mil pessoas ao cinema, tornando-o um dos maiores sucessos do Cinema Novo.

O filme em questão foi o primeiro produzido por Luiz Carlos Barreto, o mesmo que produziu Dona Flor e seus dois maridos, a maior bilheteria do cinema brasileiro; além de O Quatrilho e O que é isso, companheiro?, ambos indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Foi também o primeiro filme de Eliezer Gomes, escolhido para o papel de Tião Medonho em um concurso. Até então, ele era motorista de ambulância. O Assalto tem ainda no elenco nomes conhecidos como Grande Otelo e Jorge Dória.

Creio que já temos argumentos suficientes para dizer que o filme é bom. Não vou relatar mais detalhes da trama, pois mais uma vez quero que vocês o assistam. E depois comentem aqui.

Em tempo: na próxima postagem desta série, falarei sobre Vidas Secas. Espero que vocês vejam os filmes antes da eleição e lembrem que o objetivo destas postagens é ajudar a entender melhor o que se passa na realidade do povo brasileiro, seja na favela, na floresta ou nos sertões.

4 Comments:

At 4:30 PM, Anonymous Anônimo said...

Paulo,
vou escrever o que eu exclamei na hora que acabei de ler. "Puxa vida, que beleza!" Parabéns, menino!
Hélia.

 
At 4:50 PM, Anonymous Anônimo said...

Passei por aqui e gostei do blog, principlamnete pelos textos inteligentes.

Alessandro
http://alebandblog.zip.net

 
At 5:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Bem, Paulo, em primeiro lugar, obrigada por sua visita em meu blog.
Quanto à sua pergunta se moro ou não no Brasil: sim, moro no Brasil.
Talvez você não tenha procurado direito, mas escrevo sobre produções brasileiras também, porém em menor escala.
O fato de morar no Brasil não me obriga a necessariamente gostar de tudo que é originário daqui. Sou fã de televisão, em especial séries norte-americanas da tv a cabo. Cada pessoa escreve sobre aquilo que entende ou gosta. Assim como você, como vi em seu blog, curte cinema brasileiro, eu gosto de séries de tv. Cinema também é uma paixão, mas confesso que poucas coisas da nossa indústria cinematográfica me agradam(Fernando Meirelles é um exemplo,excelente diretor), prefiro cinema asiático, francês e um pouco do norte-americano.
Bem, sem estender-me mais, é isso. Dúvida respondida.
Um abraço!

Liadan

 
At 5:35 PM, Blogger graziipa said...

Child! As idéias precisam fervilhar e ultrapassar os muros da esfera bloguística. Continue bombando. Quesito UaiPod. Paulo de Morais. Nota: 10!

Em tempo: Permaneço com medo dessas eleições e também com muito medo de meus vizinhos, apesar de serem pops! rs

 

Postar um comentário

<< Home